A LINGUAGEM É UM INTRUMENTO FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TEXTOS QUE FALAM SOBRE NÓS MESMOS, SOBRE NOSSA IDENTIDADE.


Um nome completo    

                Muita gente não está contente com o nome que ganhou ao nascer, sem ser consultado. Florismundos, Porciúnculas e Urracas, por exemplo, não estão muito felizes com seus nomes tão raros. Mas ninguém era mais infeliz do que um carinha que se chamava, imaginem só, JOÃO SETEPANÇAS.
Este João Setepanças passou a infância, todos os anos da escola, tendo de aguentar, as gozações dos colegas. E, depois de adulto a coisa não melhorou. Cada vez que ele tinha de assinar uma carta, ou um cheque, ou apresentar um simples documento – carteira de identidade, de trabalho, de motorista -, lá vinham os risinhos e as risotas, infernizando a vida do coitado.
Então, um belo dia, João Setepanças não aguentou mais e resolveu mudar de nome. Foi dureza! João Setepanças passou dias, semanas e meses sendo empurrado de um guichê para outro, enfrentando filas intermináveis, escrevendo requerimentos, petições e ofícios em dezenas de vias assinadas. E, em cada cartório, cada “firma reconhecida” lhe custava no mínimo uma gargalhada da gozação, além do preço do tal carimbo.
Até que, por fim, vencidas todas as etapas daquele tremendo enduro, chegou o momento tão esperado. Solene, o alto funcionário encarregado do seu caso lhe fez a pergunta que iria mudar toda sua vida:
- Senhor João Setepanças, como deseja chamar-se de hoje em diante?
E o nosso herói, vibrando de felicidade, respondeu alto e bom som:
- BENEVIDES SETEPANÇAS, Excelência!
E é assim que ele se chama, até hoje. Sem nenhuma pança a menos.

(Tatiana Belinky. O Estado de S. Paulo, n37, 17 jul, 1988. Estadinho). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.