TECENDO A LEITURA
COMO A MANHÃ,
QUE NO POEMA DE JOÃO CABRAL SE PERFAZIA PELO ENTRELAÇAMENTO DO CANTO DE MUITOS
GALOS, TAMBÉM A LEITURA PRINCIPALMENTE LITERÁRIA PARECE CONSTITUIR UM TECIDO AO
MESMO TEMPO INDIVIDUAL E COLETIVO. CADA LEITOR, NA INDIVIDUALIDADE DE SUA VIDA,
VAI ENTRELAÇANDO O SIGNIFICADO PESSOAL DE SUAS LEITURAS COM OS VÁRIOS
SIGNIFICADOS QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA DE UM TEXTO, ESTE FOI ACUMULADO.
CADA LEITOR TEM
A HISTÓRIA DE SUAS LEITURAS...
LEITOR MADURO
É AQUELE QUE, EM CONTATO COM O TEXTO NOVO, FAZ CONVERGIR PARA O SIGNIFICADO
DESDE O SIGNIFICADO DE TODOS OS TEXTOS QUE LEU. E CONHECEDOR DAS INTERPRETAÇÕES
QUE UM TEXTO JÁ RECEBEU, É LIVRE PARA ACEITÁ-LAS OU RECUSÁ-LAS, E CAPAZ DE
SOBREPOR A ELAS A INTERPRETAÇÃO QUE NASCE DE SEU DIÁLOGO COM O TEXTO.
O SIGNIFICADO
DE UM NOVO TEXTO AFASTA, AFETA E REDIMENSIONA O SIGNIFICADO DE TODOS OS OUTROS.
LAGO, Marisa. Do
mundo da leitura para leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002. 112
p.
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