A LINGUAGEM É UM INTRUMENTO FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

UMA PEQUENA DIFERENÇA


Para João, décimos de segundo representam a barreira para que ele se torne campeão.
Para o Pedro, dois passos vagarosos podem representar mais que os décimos de segundos do João.
Para José, duas braçadas representam a meta para alcançar o primeiro lugar.
Para a Amélia, duas braçadas representam a esperança de uma recuperação.
Para Júlio, segurar o lápis representa uma satisfação.
Para o Marcos, segurar o lápis representa uma superação.
Para o Valdir, ouvir os pássaros representa uma curtição.
Para André, ouvir os pássaros representa muito mais que uma emoção.
Para a Simone, pronunciar um nome representa uma ação como outra qualquer.
Para o Paulo, pronunciar um nome representa esforço e muita dedicação.
Para a Ana, ler foi fácil de aprender.
Para o José, ler foi difícil de aprender.
Para a Carla, leitura representa prazer, conhecimento e emoção.
Para Vânia, leitura representa prazer, conhecimento e emoção, mas é preciso os óculos colocar.
Para o Márcio, leitura representa prazer, conhecimento e emoção, mas é preciso livros convertidos para os dedos sobre o relevo Braille correr.
O que pode ser simples para você, pode representar, para muitas pessoas, a vitória de um esforço fenomenal.

MAZZARO, José Luiz. Parece, mas não é!. 6. ed. Brasília: Editora LGE, 2010. p. 40.

Como educadores precisamos observar e conhecer melhor os limites e a forma como nossos alunos aprendem, pois a aprendizagem depende muito da maneira como nos é ensinado. Refletir a prática pedagógica no cotidiano é fundamental porque não poderemos dar conta da dificuldade dos outros, se antes, não conseguirmos tomar consciência e controle das nossas próprias dificuldades. Cada estudante é um ser único com seu ritmo próprio de aprender.

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